quinta-feira, 11 de abril de 2013

Da Educação

Sempre fui da opinião que, na generalidade, os miúdos cada vez estão mais burros desinteressados e, sobretudo, mais mal educados! Nestes últimos tempos, que temos corrido escolas de Norte a Sul do país a recolher dados para o projecto (que medem, para além de inúmeras variáveis contextuais, vários aspectos relacionados com a inteligência), estas minhas suspeitas e preconceitos têm vindo cada vez mais a confirmar-se. 
Os alunos não sabem comportar-se dentro de uma sala de aula, não respeitam professores, funcionários nem profissionais que não conhecem. Desobedecem deliberadamente a toda e qualquer ordem que lhes é dada. Gritam, dizem asneiras, aldrabam todas as respostas que lhes são pedidas em prol de um "não me vou sequer chatear com isto". São irresponsáveis, etc., etc,. etc. Poderia enumerar n comportamentos mais específicos mas a verdade é que só estes já são ilustrativos do ambiente que se vive dentro das salas de aula. Pior ainda, e o que mais me deixa apreensiva, é que no meu tempo não era assim!
Eu era a primeira a ter vergonha de ser mandada calar uma única vez, quanto mais duas! Lembro-me disto ter acontecido umas vezes enquanto era pequena e sentir-me a corar até à raiz dos cabelos, de vergonha.
Lembro-me de pensar, em segundo lugar, que não queria que os meus pais soubessem que me tinha portado mal. Não por ficar de castigo, ou coisa que o valha, mas sim por não querer que para além de mim os meus pais passassem por essa vergonha.
Agora, as coisas inverteram-se. Os pais são os primeiros a não quererem ser incomodados com este tipo de coisas e a educação que, a meu ver é uma coisa muito bonita e, antes de se chegar à escola, já deve ter sido dada em casa, é algo que não consta no seio de muitas famílias, "A Escola que os eduque!". 

Não! Não, queridos pais. Sempre ouvi dizer que quando um burro fala o outro baixa as orelhas. Sempre ouvi dizer que o respeitinho é bonito. Sempre ouvi dizer muitas coisas que, constato a cada dia, parece terem passado de moda. Aos que possam andar por aí iludidos, a educação não cai das árvores e os professores não são pais dos alunos. A educação é uma coisa que se fomenta em casa, dentro de quatro paredes e se tiver que vir acompanhada de umas palmadas, penso que não é grave. Grave é o que eu tenho observados todo os dias nas escolas, por este país fora.

Fico-me pela (falta de) educação... A (falta de) vontade de aprender, o brio em fazer coisas bem feitas, em dar o melhor de nós... Uiii, isso daria muito mais pano para mangas!

Cafezinha

2 comentários:

  1. Que texto tão verdadeiro...trabalho com adolescentes e sei bem o que dizes, alguns não são assim, mas todos juntos torna a coisa mais complicada e difícil de controlar! Acho que os pais não tem tempo para os filhos e julgam que quem ensina e esta com eles diariamente é que tem o dever de os educar...enfim é o país que temos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei que nem todos são assim e que ainda há dois ou três miúdos "à antiga". É por esses que tentamos continuar a fazer um bom trabalho. É desses que até me dá pena quando pedem directamente aos outros que falem mais baixo porque não estão a conseguir ouvir... é mesmo um "grande enfim"...

      Eliminar