sábado, 23 de junho de 2012

Casa vs Senhorio

Tinha para mim que ser senhorio não devia ser tarefa fácil. Neste momento, acredito piamente que ser inquilino pode ser muito pior. 
O meu namorado anda mergulhado na incansável tarefa de encontrar um sítio para assentar arraiais e por intermédio deste e daquele fomos parar a uma casa cuja senhoria estava à mão de semear. Fomos ver a dita e o terror começou. Não se pense que a casa era um "buraco". Não! A casa até nem era má, diga-se. Eu é que fiquei com a sensação de ter conhecido, arrisco-me a dizer, a pior senhoria de todas as Eras. 

1# Ainda não tínhamos entrado em casa, já a criatura nos tratava por "tu cá, tu lá" de uma forma ameaçadora;
2# Como fez questão de dizer, era diabética e para não estar em fraqueza tinha de comer. Vai daí, agarra-se com unhas e dentes a uma fartura (Mas ela não disse que era diabética, J.?!);
3# Enquanto fazia a visita guiada, referiu que tinha chaves do quarto e da porta da rua, caso fosse necessário alguma coisa (comentário posterior do J.: Deus me livre, uma senhoria com a chave da minha casa! Então, mas pago renda ou não pago?);
4# Para além de não ter certezas acerca do preço (que não nos chegou a dizer) fez questão de contar que todas as pessoas que ali tinham morado entraram solteiras, ou com namorados, mas "arranjavam sempre outros" - neste momento eu já estava em ponto de ebulição e ao vê-la falar e cuspir pedaços de fartura ao mesmo tempo, penso que entrei em choque.

A casa nem era má, nem era para mim, mas que eu queria fugir dali a sete pés, queria. A vontade era tanta que fiquei petrificada, enquanto o meu namorado me dava "empurrõezinhos" discretos na direcção da porta e dizia disfarçadamente à senhoria "é uma casinha simpática".
Sem dúvida que, de hoje em diante, se algum dia ponderar alugar casa, juro que até fecho os olhos a uns bolores na casa de banho se o senhorio morar, no mínimo, a 150km da minha porta.





1 comentário: